Depois de um tempo adormecido, o nosso Perisca volta a receber participações e agora é a vez dos universitários mostrarem o seu valor. Os alunos do curso de Educação da Universidade do Minho são os novos tripulantes de nossa nave. A turma, sob o comando da professora Cristina Sylla, aprendeu e produziu conteúdos sobre Portugal para mostrar ao mundo. Com o objetivo de se apropriarem das aplicações Canva e Padlet, seis grupos desenvolveram atividades de acordo com os temas escolhidos:
Volta a Portugal
Gastronomia
Diferenças de linguagem
Braga Romana
Semana Santa em Braga
Escutismo
Os direitos das mulheres
O domínio das novas tecnologias (que poderão ser velhas em breve) é fundamental para que nos apropriemos dos recursos que elas oferecem e facilitarão o uso do que vier pela frente. Os temas foram selecionados pelos grupos participantes e as atividades desenvolvidas na Universidade, especialmente na Sala André Cruz de Carvalho, um espaço diferenciado para o uso de metodologias ativas e trabalhos em grupo.
Alguns temas podem ser desconhecidos dos brasileiros, mas não podemos esquecer que a língua portuguesa é falada em nove países e cada um deles com suas características linguísticas, sotaques, expressões, mas todos com a mesma beleza da lusofonia.
Uma atividade como essa auxilia os alunos a conhecerem novos aplicativos (ou aplicações como é dito em Portugal) , exercita a prática da escrita, desperta a curiosidade e aproxima pessoas. É esse o grande desafio da educação em todos os seus níveis, um ensino dinâmico, que acompanha seu tempo e que serve para construir pontes entre as pessoas. Então é hora de conhecermos os trabalhos realizados e aprendermos que o mundo não tem fronteiras.
Para abrirmos a série de vídeos produzidos na Universidade do Minho, começaremos por conhecer um pouco mais de Portugal, esse país incrível e cheio de história:
Não é novidade que a gastronomia é uma riqueza nas terras portuguesas. Sabores e ingredientes variados, que por si só são uma viagem a Portugal e que revelam muitas coisas que desconhecemos sobre esse país incrível. O grupo que escolheu esse tema optou por fazer um mapa dos sabores lusitanos. Delicie-se com essa apresentação, clicando na imagem:
Para finalizar a primeira parte dos nossos trabalhos não poderia faltar a comparação entre o português brasileiro e o português de Portugal. Motivo de grandes debates, a língua vive na boca de quem a fala, ou seja, independente de qual país lusófono você vive (e são 9!), pode dizer com orgulho: EU FALO PORTUGUÊS!
Mas, calma! Ainda não acabou! Temos ainda mais 4 trabalhos que mostrarão alguns aspetos de Braga para todos, mas só na nossa próxima postagem! Aguardem!
Comments